COMO UMA MARCA DE BELEZA DESAFIOU A SI MESMA E REDIMENSIONOU O QUE É SER BONITA

 

Nos últimos 4 anos, temos vivido enormes transformações na relação das marcas com o público feminino e grandes mudanças não acontecem sem inteligência, energia e coragem. Munidas com estas ferramentas e com nosso profundo respeito às mulheres, aceitamos o convite da Avon para fazer a consultoria estratégica da campanha #RepenseOElogio, lançada hoje nos canais da marca.

O projeto, idealizado pela JWT Austrália, discute de forma didática e sensível o fato de elogiarmos meninos e meninas de maneira diferente e como isso influencia seu futuro. Ela sempre linda, dócil, princesa. Ele sempre corajoso, inteligente e forte. Atributos que moldam a forma como cada um vê a si mesmo e o gênero oposto e que se traduzem em limitações ao potencial de cada um e, sobretudo, em violência. Um tema tão grande e importante não poderia ser tratado de forma leviana ou superficial. E foi aí que a Think Eva iniciou sua atuação no projeto, que se desdobrou em um documentário assinado por Estella Renner, assets de digital, mini doc no YouTube, inserções no folheto e um TVC de 60 segundos.

Durante 6 meses, trouxemos insumos e conceitos para a realização da campanha, analisamos o contexto externo, fizemos mapeamentos de riscos, batalhamos pela inclusão de recortes de raça, de idade e de classe social mais condizentes com a realidade do Brasil. Apuramos com conversas e com imersões o olhar de toda a equipe que corajosamente levou o projeto adiante.

Assumimos o trabalho então como uma missão, não como um flight de campanha.

Dentre as nossas contribuições, aprofundar a questão racial dentro da discussão sobre o que é beleza, uma pauta tão importante para as brasileiras. A materialização deste recorte se dá com mais destaque nas peças #MaisQueLinda, uma série de pequenos vídeos complementares ao documentário mostrando o encontro entre meninas negras em torno dos 10 anos, que trouxeram sua visão sobre o elogio, sobre a força das palavras e a dificuldade de reconhecimento que a beleza negra ainda enfrenta, transformando-se em um instrumento político na luta contra o racismo. Um recorte fundamental para o projeto.

Nossa atuação, no entanto, não se resumiu ao âmbito conceitual e estratégico do projeto. A Eva esteve ao lado da Mutato e da Maria Farinha Filmes na construção dos roteiros, na definição do nome da plataforma, na sugestão de personagens e no alinhamento da mensagem final. Tudo precisa estar alinhado para garantir a consistência e a verdade dessa mensagem com potencial tão transformador.

A Think Eva, com um trabalho de inteligência, tornou o projeto real e condizente com a trajetória que estamos construindo há três anos com a Avon.

Um discurso que extrapola os limites da publicidade, inova ao se posicionar como uma marca de beleza que valentemente questiona o próprio papel da beleza. Uma atitude que se alinha ao seu posicionamento, que faz parte da história da companhia e que pouquíssimas marcas têm lastro para ecoar. Mais um trabalho que mostra que, quando os propósitos se encontram, coisas incríveis acontecem.

Conheça todo o projeto no site: http://www.repenseoelogio.com.br/